NOSSOS SERVIÇOS

Nossos laboratórios oferecem uma grande variedade de serviços em medicina diagnóstica.

01.

Análises Clínicas

Análises Clínicas ou Patologia Clínica é uma especialidade médica que tem por objetivo auxiliar os médicos de diversas especialidades no diagnóstico e acompanhamento clínico de estados de saúde e doença, através da análise de sangue, urina, fezes e outros fluidos orgânicos (como líquor, líquido sinovial, líquido ascítico, fluido seminal, etc).

02.

Anatomia Patológica

É uma especialidade médica que estuda as alterações causadas por doenças através de exames de amostras celulares, biópsias ou peças cirúrgicas. O médico especialista em anatomia patológica é o patologista.
A anatomia patológica é fundamental para o desenvolvimento da medicina, pois contribui para diagnósticos mais rápidos e precisos, referindo-se ao estudo macroscópico e microscópico de peças cirúrgicas e biópsias através de processos histológicos e colorações específicas.

03.

Biópsias

É o exame anátomo-patológico realizado em fragmentos de tecidos ou mesmo peças cirúrgicas retiradas do paciente vivo. Retira-se fragmentos representativos da lesão e coloca-se em um frasco contendo o fixador (formol à 10%) o mais brevemente possível. Após estes procedimentos, o material é levado ao laboratório de anatomia patológica para ser analisado. A peça passa pelo processo de macroscopia, em seguida pela técnica de histopatologia, onde é preparada a lâmina para analisar as células ao microscópio para a elaboração do laudo pelo médico, contendo suas observações e sua conclusão diagnóstica.

04.

Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF)

Material obtido através de aspiração com agulha fina, sendo indolor, sem cortes cirúrgicos, para exame microscópico. Os órgãos que são mais freqüentemente submetidos à PAAF são: mama, tireóide, linfonodos, pulmão e fígado.
05.

Citologias

A Citologia Oncótica (Papanicolau) é um exame simples que consiste na retirada da secreção do fundo da vagina e do colo uterino, e deve ser feito anualmente por todas as mulheres que iniciam sua vida sexual. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

06.

Congelação

Trata-se de procedimento diagnóstico anátomo-patológico rápido, realizado durante o ato cirúrgico e em que é utilizado o micrótomo de congelação. Permite, além do diagnóstico durante a cirurgia da patologia do paciente, avaliar o grau de invasão do tumores pelo exame das margens cirúrgicas, linfonodos etc, orientando o cirurgião no sentido da maior ou menor extensão do ato cirúrgico.